Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Petrópolis > Pico da Maria Comprida > Via da Canaleta

Ampliar imagem Via da Canaleta
Leonardo Garrido na Via da Canaleta. Foto: Luiz Claudio Antunes.
Via da Canaleta
Croqui original elaborado pelos conquistadores do Pico da Maria Comprida, através da Via da Canaleta.


Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Via da Canaleta Imprimir informações da via
2º III D2 E3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 27-01-2019 às 09:52
Alterada por: Luciano Bender, em 28-10-2021 às 21:58
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: nordeste
Tipo de escalada predominante: canaletas
Extensão: 400 metros
Descrição: Via de Conquista do Pico da Maria Comprida, que marcou o início da escalada em rocha em Petrópolis, tendo representado um feito admirável até os dias atuais. O acesso original à Via da Canaleta foi feito por Araras, por um grotão de mato entre a Maria Comprida e o João Grande e, depois, seguindo a partir do colo em direção à Maria Comprida. A via de conquista teve sua primeira repetição em agosto de 1933, em excursão guiada por Ungar e com a participação de alguns Petropolitanos, entre eles Arlindo Moreira Gomes, que ainda guiava excursões pelo CEP na década de 70, avó do guia do CEP Adriano Fiorini.

Atualmente, recomenda-se o acesso a partir de Secretário, pelo mesmo acesso à base da "Maria Nebulosa". Após passar pela base dessa via, continue caminhando pelos costões de pedra, sempre próximo à mata, até chegar ao colo. A partir desse trecho, começa a subida da Canaleta pelo caminho original, por costões mais íngremes de mato com um lance um pouco mais exposto, principalmente na descida. O caminho cruza com a via "Maria Nebulosa", próximo à 13ª enfiada, e segue por uma canaleta de mato bem íngreme em alguns lances (recomenda-se o uso de cordas para os participantes causarem menos impacto em sua frágil vegetação). O caminho segue em um trecho pela direita, fazendo um pequeno lance horizontal, fugindo um pouco da canaleta. A partir desse trecho, o caminho fica mais fácil, e logo chega na parte final da "Maria Nebulosa", onde o caminho segue com menos aclive até o cume.
Fonte: Luiz CLaudio Antunes
Data da conquista: 15/08/1932
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local